Culinária portuguesa: o que esperar? - Andrade Advocacia Andrade Advocacia

Culinária portuguesa: o que esperar?

Culinária portuguesa: o que esperar?

30 de novembro de 2023 Culinária

O contexto mediterrâneo

Apesar do país estar restringido por um território relativamente pequeno, quando comparado com outras nações, a culinária portuguesa é bastante moldada por influências atlânticas e mediterrâneas, principalmente quando observada a grande quantidade de peixe consumida na dieta de um português médio.

A gastronomia mediterrânea tem em sua base o pão, o vinho e o azeite, e assim se mantém esse padrão por todo o espaço geográfico de Portugal, com a adição de produtos hortícolas e frutos frescos. Além disso, a carne e as vísceras de porco têm um papel importante em um grande leque de pratos e petiscos regionais, onde ficam em evidência os diversos tipos de embutidos.

Desde os avanços marítimos históricos, a culinária portuguesa integrou também em seu repertório o uso de especiarias, do açúcar, do feijão e da batata, hoje todos produtos essenciais à gastronomia local. Apesar da base se manter em grande parte a mesma em todo o território português, existe uma multitude de pratos típicos específicos em cada região do país. A seguir, iremos detalhar alguns dos mais populares.

Bacalhau

Vamos começar pela comida mais conhecida de Portugal: o bacalhau. Esse peixe possui inúmeras receitas no país, incluindo à Gomes de Sá, à Brás, com natas, assado com batatas, frito, com broa, em bolinho, e até mesmo cru! São receitas demais para serem todas colocadas em um texto só, mas não poderíamos deixar de mencionar e honrar esse grande marco da culinária portuguesa.

Sardinhas

A sardinha é outro peixe muito importante para a culinária portuguesa e estão presentes especialmente nas festas de São João e de Santo Antônio. De modo geral, são conservadas em azeite. Na maioria dos casos, são servidas grelhadas e acompanhadas com batata cozida e pimentão verde assado. Esse prato é encontrado em quase qualquer restaurante português, então se estiver de visita no país, não deixe de experimentar!

Arroz de Pato

O arroz de pato se parece com o tradicional risoto, prato italiano amado mundialmente. Feito com carne de pato cozido no forno e servido com chouriço, o todo misturado com arroz. Antigamente, o prato era feito com pato selvagem. Outras receitas típicas portuguesas no mesmo estilo são o arroz de tomate e o arroz de feijão.

Cozido à Portuguesa

Este prato específico deve ser comido por quem tem estômago forte. O cozido à portuguesa leva feijão, batata, couve, nabo, cenoura, carne de porco, boi e frango, além de chouriço e morcela. Não deixa a desejar, tanto no seu tamanho quanto no seu sabor. É de dar água na boca.

Francesinha

Francesinha é um lanche feito com pão, bife, linguiça, bacon, queijo, presunto, ovo e um delicioso molho com vinho do Porto, tomate e pimenta pipi-piri. Essa combinação deliciosa foi inventada na cidade do Porto, e se você acha que tudo isso é pouco, ela ainda costuma ser servida com uma boa porção de batata frita.

Queijo Serra da Estrela

Outra iguaria portuguesa, o queijo Serra da Estrela é feito com leite de ovelha. O queijo tem uma casca fina por fora e é bem cremoso por dentro, chegando a derreter na boca. Ele serve muito bem para ser passado no pão ou na torrada. Mesmo sendo encontrado no país inteiro, o melhor lugar para experimentar é na sua terra de origem, a Serra da Estrela.

Pastel de Nata

O pastel de nata é possivelmente a sobremesa mais famosa de Portugal. É muito saborosa e perfeita para se degustar enquanto tomamos um café da tarde. O folhado doce é recheado com um creme de natas típico. Muitas vezes, é polvilhado com canela e açúcar. O melhor lugar para experimentá-lo é em Lisboa, onde se originou. Uma delícia!

Ovos Moles

O ovo é outro ingrediente utilizado com frequência na gastronomia portuguesa, principalmente nas receitas doces. Ovos moles é um doce cremoso preparado com gemas de ovos e calda de açúcar, geralmente servido como calda para sobremesas, sorvetes e recheios de bolos, como pão de ló e bolo de nozes. Dizem que essa sobremesa originou o baba de moça, doce típico brasileiro!

Queijada de Sintra

A queijada de Sintra é outro doce especial da culinária portuguesa. É uma espécie de tortinha recheada com um purê de queijo, açúcar, gemas de ovos, farinha de trigo e canela em pó. Como o nome indica, a sobremesa tem origem na cidade de Sintra, que fica a cerca de 30 minutos de Lisboa, a capital do país. A queijada de Sintra é feita desde a Idade Média, estimando-se que tenha sido inventada no século XIII.

Vinho do Porto

Não é possível falar de Portugal sem comentar dos vinhos. São típicos da culinária portuguesa e deliciosos. Se for até o Porto, não deixe de fazer um passeio de degustação de vinhos. Mas tome cuidado, pois o teor alcoólico dos vinhos do Porto é alto. O Rio Douro corta as cidades de Porto e Vila Nova Gaia, e por ali há muitas adegas que permitem a degustação. Vale muito a pena experimentar!

Ginjinha

Se você não é muito chegado a vinho, uma boa opção é o licor de ginja (também conhecido como ginjinha), uma outra bebida alcóolica muito tradicional em Portugal. A dica é beber no copo de chocolate – juntos, eles fazem uma combinação incrível.

Em resumo, podemos afirmar que a gastronomia portuguesa pode ser bastante tentadora e merece com certeza ser explorada. Com sua variedade e riqueza cultural, é quase impossível não encontrar algo que agrade o seu paladar.

Se você tem interesse em visitar Portugal ou até mesmo em conseguir a cidadania portuguesa, deve contar com o auxílio de um advogado habilitado em Portugal.

Para realizar a Aquisição de Nacionalidade Portuguesa de forma segura e ágil, mas ainda possui dúvidas sobre o procedimento, entre em contato agora mesmo com a Andrade Advocacia. Nós temos especialistas preparados para sanar todas suas dúvidas e auxiliá-lo durante todo o processo.

Instagram: @cidadaniaportuguesacomcerteza

Facebook: facebook.com/cidadaniaportuguesacomcerteza

E-mail: info@andradeadvocacia.com

E não deixe de conferir as avaliações dos clientes da Andrade Advocacia na página inicial do nosso site!

Estamos à sua disposição.